O seu futuro merece toda a sua atenção agora!

Acredite, não demore para tomar essa decisão.

2020, um ano de esperança para todos... até uma inesperada crise pandêmica fazer o mundo de refém. Famílias estão em quarentena e muitas incertezas inundam as sociedades. Empresas pararam, governantes usam estratégias sem eficácia para contenção do problema e muitos já se preocupam com o futuro da economia, em todos os sentidos.
No início desses dias difíceis muitas pessoas tomadas pelo pânico ignoram ou fogem da realidade... profissionais liberais, autônomos, empreendedores, líderes... todos pensam em como lidar com a crise e, simplesmente, salvar o seu negócio e sobreviver ao inevitável recesso.
Para uma empresa parar significa não produzir, o que significa prejuízos... e o pior, para muitos tais custos podem levar a falência.
Escutamos desde muito cedo que tudo passa. Essa crise chamada coronavírus com inúmeros desdobramentos políticos também passará. Mas, garanto, as coisas nunca mais serão iguais... se você continuar fazendo tudo como sempre fez, então, você não aprendeu nada e é uma questão de tempo passar por novas dificuldades e sucumbir aos novos tempos.
A Era digital finalmente dá "boas-vindas".
Da forma mais dura muitos são jogados a uma nova economia, sem preparo, sem visão, sem saber o que fazer. Costumam dizer que quem continuar fazendo tal coisa da mesma maneira obterá o mesmo resultado, certo? Errado. Nesta nova Era pode simplesmente nem existir mais a chance de fazer o que você fazia... logo, não obterá nem mesmo mais do mesmo resultado. Um novo paradigma está surgindo, e com ele novas formas de pensar, novas demandas, novos trabalhos.
Entenda, se o seu negócio e marca não estão digitalizados, você poderá ter os seus resultados tremendamente comprometidos! E reitero, o custo pela demora em se adaptar vai ser cada vez mais caro.
O fato... o que fez sentido ontem não faz mais hoje. Aceite a realidade, não se conforme com a situação e se reinvente. Isso é empreender, é buscar novas soluções em novos contextos.
Vou dar um exemplo simples para você. Nos primeiros dias desta crise lembro o momento que recebi uma mensagem de uma cliente, foi no começo do dia. Ela informava que estava com a garganta ruim e decidiu fechar a empresa na semana... ela sentia medo de ter contraído o vírus. Tivemos uma reunião por Skype como de praxe e definimos novas estratégias. O negócio dela permaneceu em funcionamento, porém, passando a atender os clientes via online e criamos ações de marketing para reeducar o mercado. 
Quero firmar que essas ações foram planejadas e executadas ainda num momento em que todos estavam bastante assustados e muitos ficaram paralisados diante da situação. Para surpresa da minha cliente, seus clientes ficaram satisfeitos com as novidades, ela até recebeu depoimentos e conseguiu novos clientes. E não para por aí, o negócio dela está ganhando escala para ampliar seus atendimentos com menos custo. Aliás, felizmente ela não contraiu o vírus e passa bem. Amém.
As regras mudam, mas o jogo continua. Ficou claro?
Talvez você se pergunte como fazer isso da maneira certa no seu negócio. De fato, existem limitadores reais em todos os segmentos, mas existem respostas para todos os problemas. Por isso, esse é um trabalho estratégico e personalizado. É um processo que precisa ser discutido com base na realidade do seu negócio e mercado. Não é trivial, mas é isso que pode fazer total diferença para a sua sobrevivência hoje e a sua ascensão amanhã.
O advento do covid-19 acelerou um processo que levaria mais 5 anos em apenas 15 dias! Estamos vivendo uma nova cultura!
Entenda, daqui para frente novos desafios surgirão... podemos lidar inclusive com novos vírus, crises sempre existirão! Mas, as relações continuam humanas e nós continuamos sendo uma raça criativa. É verdade que os avanços tecnológicos trarão novas formas de interagir com muitos produtos e serviços, isso faz parte do processo. Sempre foi assim.
Por fim, ignorar esse aviso pode custar muito caro ou tudo para o seu negócio e você. Não se trata somente de liderança, mas de adaptação... ou você se antecipa, ou, será reativo ao que ainda está por vir. Garanto que os resultados serão diferentes em cada cenário. Afinal, em qual posição você quer estar?
Estou à disposição para falarmos mais... tanto sobre o que poderá perder neste momento, quanto as oportunidades que poderá ganhar. Juntos podemos vencer e prosperar. Não hesite, faça o que é preciso. 
TOPO